ISO - AUDITORIA EXTERNA

Como informamos no Metalboletim de dezembro/2016, em fevereiro, do dia 21 ao dia 24, aconteceu na Metalbo a auditoria externa para a certificação da ISO 9001:2008. O auditor da empresa TÜV Rheinland Brasil responsável em emitir o certificado da ISO, Rosano Rosa, passou para acompanhar e avaliar todos os setores da empresa que precisam garantir a qualidade do produto.

Ah, legal! Mas, porque essa auditoria acontece?

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947. Tem como objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc.

Existem diversas normas ISO, todas são identificadas por números, como por exemplo a ISO 14000 (de gestão ambiental) ou ISO 9000 e 9001 (de gestão da qualidade). Aqui na Metalbo somos certificados pela ISO 9000 e 9001, que é conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou um produto. O seu principal objetivo é garantir a satisfação do cliente.

Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam realizadas de forma adequada. Para tal, a empresa tem diversos documentos com normas, processos e especificações que precisam ser seguidos no seu sistema de gestão e qualidade.

Mas, não basta apenas termos e seguirmos esses documentos. Precisamos provar que são eficazes, que nossos produtos são entregues de acordo com a norma especificada e assim, garantir a satisfação do nosso cliente. Por isso, todo ano é realizada a auditoria externa aqui na empresa, para que possamos provar para o auditor que estamos fazendo todos nossos processos de acordo com a norma, entregando nossos produtos com qualidade e de acordo com as especificações e garantindo a satisfação do cliente.

O auditor avalia todos os setores da empresa, para garantir que estamos seguindo as normas da empresa. Constatando isso, ele emite um relatório que nos garante a certificação da ISO 9001! :)

Temos muito ainda para te explicar sobre, mas vamos falar um pouquinho a cada nova edição do Metalboletim, ok? Queremos que você fique por dentro, entenda melhor a ISO e a importância que tem para a Metalbo.

Consegui entender um pouco melhor o que é a ISO e porque a auditoria acontece todo ano.

Mas agora eu quero saber, nós conseguimos a certificação da ISO?

Sim! Apesar de termos várias melhorias sugeridas pelo auditor, 2017 foi mais um ano que conseguimos novamente a certificação da ISO 9001:2008. Queremos que você saiba que essa é uma conquista de todos! A certificação só comprova a equipe competente e eficiente que temos. Parabéns por essa conquista, todos somos parte dela!

Certificado ISO:9001 Metalbo

Metal Desenvolve

Vi nos murais da empresa alguma coisa com esse nome. Mas afinal, o que é isso?

Não tem problema! A gente explica para você!

O Metal Desenvolve é o nome dado para um programa de desenvolvimento de colaboradores da Metalbo, elaborado para o ano de 2017. É um programa inovador e muito desafiador para empresa!

O que esperamos com esse programa? Pretendemos assegurar a realização de um dos objetivos da nossa política de qualidade (ISO), que é a qualificação e conscientização dos colaboradores. Ou seja, o objetivo é a capacitação e desenvolvimento de habilidades pessoais dos nossos funcionários para melhorar o desempenho das funções empresariais, as relações interpessoais na empresa, o ambiente organizacional, bem como contribuir para a construção do conhecimento humano, procurando melhorar a qualidade de vida e de trabalho.

Esse projeto conta com 5 tipos diferentes de treinamento: integração, segurança, qualidade, funcionais e desenvolvimento pessoal.

O treinamento de integração a maioria de vocês conhece, pois já faz parte da cultura da empresa. Tem como finalidade a apresentação da empresa, das normas empresariais, além dos aspectos relacionados à segurança de trabalho para os novos funcionários.

Os treinamentos de segurança são aqueles treinamentos técnicos realizados para habilitar o colaborador para o manuseio de equipamentos e maquinas, também contam com apresentações de novas normas de segurança empregadas à empresa e, atividades procurando conscientizar os colaboradores em relação a sua segurança e doenças ocupacionais. Treinamentos de qualidade têm como objetivo apresentações de atualizações da ISO, treinamentos técnicos e específicos que envolvem a qualidade do produto e do serviço e, reuniões buscando melhorias continuas.

Os chamados treinamentos funcionais são cursos e treinamentos técnicos de funções específicas, e serão realizados quando percebida a necessidade.

E por último, mas não menos importante, os treinamentos de desenvolvimento pessoal, que resumidamente englobam treinamentos, cursos e palestras que visam desenvolver habilidades pessoais para melhorar a qualidade de vida dos nossos funcionários e, que ao mesmo tempo possam influenciar e melhorar no desenvolvimento das suas atividades durante o trabalho.

Agora eu entendi o que é o programa e o objetivo dele. Mas, já tivemos alguma atividade dele?

Sim! Já tivemos algumas atividades bem legais até março e esperamos ter muito mais durante o ano. Dá uma olhadinha no que já rolou esse ano e que faz parte do Metal Desenvolve!

Projeto Redução Saudável

No ano de 2017, o SESI iniciou um programa de conscientização empresarial direcionado à saúde dos colaboradores. O objetivo é conscientizar os funcionários das empresas conveniadas a terem hábitos de vida mais saudáveis e consequentemente, atingir dois dos maiores males percebidos nas organizações hoje, o sedentarismo e a obesidade.

A Metalbo está dando total suporte ao projeto, pois entende a importância de hábitos saudáveis na vida das pessoas. Com isso, uma vez por mês teremos uma dica de saúde de algum profissional do mercado e um desafio mensal para motivar os funcionários com novos hábitos, além de diversas outras atividades, buscando a conscientização de rotinas mais saudáveis.

Para deixar mais claro ou relembrar. IMC significa o Índice de Massa Corpórea e indica se um adulto está acima ou abaixo do peso considerado saudável. É por meio desse índice que se relacionam os riscos associados à saúde com o peso corporal. O cálculo é realizado com o peso e altura do indivíduo da seguinte maneira:


A partir do resultado desse cálculo pode-se identificar se o indivíduo está com peso ideal, através da tabela abaixo, se está abaixo ou qual o grau de sobrepeso.



Atenção! Pessoas com o IMC acima de 25,0 tem uma predisposição a desenvolverem diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

O RCE ou relação estatura/cintura é um indicador simples e efetivo para mensurar a obesidade abdominal tanto em adultos quanto em crianças, sendo mais sensível para a análise de riscos cardiovasculares do que o IMC e a circunferência da cintura.

Esse índice é calculado a partir da divisão da circunferência da cintura (cm) pela medida da estatura (cm). Um valor maior de 0,50 é sugerido como ponto de corte para o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares tanto para homens quanto mulheres, a partir dos seis anos de idade. Ou seja, o resultado da conta tem que ser menor do que 0,50.

Na Metalbo, participaram da aferição da altura, peso e circunferência abdominal um total de 389 colaboradores entre homens e mulheres. O nosso IMC está com um índice de 27,28, caracterizando colaboradores com alto nível de chances a desenvolverem diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. No RCE tivemos um percentual de 81,66% dos funcionários com índice acima de 0,50. Ou seja, com grande risco a desenvolverem doenças cardiovasculares.


Agradecemos aos educadores físicos do SESI e responsáveis na Metalbo pela ginástica laboral, Ângelo Araújo e Luiz Eduardo Corrêa de Oliveira, pelos dias de intenso trabalho em busca desses dados.

Palestra Alimentação Saudável

Logo após a aferição das medidas para cálculo do IMC e RCE, tivemos um bate papo com a nutricionista do SESI, Caroline Spiess. Ela nos passou algumas dicas para planejar melhor nosso dia a dia para conseguir manter uma alimentação mais saudável

Vamos relembrar algumas coisas que a Carol nos falou? Vamos lá:

1 – Mude sua alimentação aos poucos. Mudanças muito rápidas, em curto espaço de tempo, podem provocar desconforto e te impedir de manter hábitos saudáveis.

2 – Evite dietas “milagrosas”. É importante se ter uma alimentação balanceada, incluindo todos os nutrientes necessários para a saúde.

3 – Reduza a quantidade e a frequência de consumo de alimentos ricos em gorduras, sal ou açúcar. Uma dica é tentar deixar isso só para o final de semana.

4 – Observe as cores, a textura e o sabor dos alimentos. Quanto mais variados forem os alimentos em sua dieta, mais saudável provavelmente será.

5 – Não fique beliscando. Programe os lanches entre as refeições, preferencialmente, coma de 3 em 3 horas. Os lanches podem ser uma fruta ou iogurte, por exemplo.

6 -Beba muita água! Por falar nisso, você participou do desafio do mês de março, que era beber pelo menos um litro da água por dia?

E aí, você tem tentado deixar sua alimentação mais saudável? Para tentar te ajudar nessa tarefa e te mostrar que é possível ter uma alimentação com mais nutrientes, decidimos deixar uma receitinha aqui para você! Pegamos um alimento que a maioria das pessoas adora e substituímos por ingrediente mais saudáveis.

Bolinho de Arroz

• 2 e 1/2 xícara de chá de arroz integral cozido

• 1 cebola grande ralada

• 2 dentes de alho amassados

• 1 punhado de couve picada em tirinhas bem finas

• 1/2 xícara de chá de cheiro verde picadinho

• 2 ovos

• 1 xícara de farinha de aveia

• sal e pimenta a gosto

• colher de chá de fermento em pó

PREPARO:

Misture todos os ingredientes e amasse bem com as mãos. Molde as bolinhas e leve ao forno preaquecido 180º C. Coloque numa assadeira antiaderente e deixe assar de 30 a 40 minutos, até ficarem dourados.

Para mais informações acesso o site da receita cliclando aqui.


Viu só? Não é tão difícil assim, né? Vamos trabalhando aos poucos e juntos para mudar alguns hábitos alimentares e ter um estilo de vida mais saudável. ;)

Dia Internacional da Mulher!

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e homenagear as nossas colaboradoras, no dia 09 de março tivemos aula de pilates, exclusivamente para nossas mulheres nos horários da ginástica laboral.

Esperamos que você, colaboradora, tenha gostado! Parabéns pelo seu dia.

Veja algumas fotos deste dia

Campanha de Vacinação!

No mês de março iniciamos na Metalbo a campanha de vacinação da gripe. É um programa subsidiado pela Metalbo especialmente para nossos colaboradores e seus dependentes. O objetivo é dar a oportunidade ao colaborador de tomar a vacina para evitar a contaminação do vírus da gripe. A vacina fica a um custo bem mais acessível que em outros lugares.

Camapnah de Vacinação 2017 - Metalbo



Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças – PFDL!

O PFDL é um projeto do Metal Desenvolve para a ampliação dos conhecimentos sobre liderança. Com ele esperamos desenvolver algumas habilidade e atitudes em nossos líderes para aprimorar a comunicação interna da empresa. Assim, melhorando o clima organizacional para que toda a empresa esteja motivada e focada em atingir metas.

Esperamos também conseguir dar mais suporte para que nossos líderes saibam lidar melhor com os desafios de liderança do dia a dia e consigam gerenciar conflitos, quando necessário. É uma chance de adquirir novos conhecimentos, trocar ideias, contar ou descobrir problemas já decorrentes e como foram resolvidos e também entender melhor os problemas existes de cada setor e poder tentar ajudar a achar uma solução.


Parabéns a todos os líderes que se disponibilizaram a participar do curso!

“A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” - Albert Einstein.

CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

A gestão da CIPA tem duração de um ano, por isso todo ano são eleitos novos colaboradores para participar da comissão.
No ano de 2017, as pessoas eleitas foram as seguintes:

Após a eleição da CIPA, todos os eleitos precisam participar do curso de treinamento para formação de Cipeiros. O objetivo do curso é preparar o funcionário Cipeiro para cumprir os objetivos constados nas NR’s, atuando na empresa na prevenção de acidentes e doenças no trabalho, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho. Aqui na Metalbo o curso aconteceu nos dias 20, 21, 22, 24 e 27 de março.


Primeira reunião da CIPA 2017

No dia 30 de março, tivemos a primeira reunião da comissão da CIPA 2017. Os assuntos discutidos foram:

- Elaboração de um plano de trabalho:

   a. Atualizar mapa de risco da empresa;

   b. Organizar SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – com data definida para agosto de 2017;

   c. Investigar Acidentes de Trabalho em no máximo 48 horas depois do ocorrido;

   d. Realizar inspeções de segurança, formando duplas, onde todas as duplas passarão por todos os setores até o fim da gestão desta CIPA;

- Solicitar a colocação de uma proteção de segurança na engrenagem da esteira na Maq.11 no setor das porcas;

- Solicitar a proibição de passagem dos funcionários atrás das maquinas grandes no setor de parafusos, tem cabos de energia que passam no chão e há risco de os colaboradores sofrerem acidente;

- Solicitar reparo no telhado da Maq.13 do setor de parafusos;

- Melhorar a cobrança do uso de EPI’S (óculos) no primeiro turno na conformação a frio de parafusos;

- Sugerir controle de entrada de caminhões no período das 11:45 as 13:40;

- Solicitar um guarda corpo no forno de revenimento;

- Sugerir o uso de EPI’S para visitantes (Terceirizados);

- Solicitar a manutenção das canaletas de energia nas injetoras.

Colaboradores Eleitos:

Confira os nomes dos colaboradores eleitos para a gestão da CIPA de 2017. Ao total são 22 pessoas, destas 11 foram eleitas pelos colaboradores e as outras 11 foram eleitas pelo empregador, ou seja, pelos gestores da empresa.

ELEITOS PELO EMPREGADO


Titulares

Dilamar Machado

Christiano Polidoro

Lindomar Reif

Raulino Barros

Cristian Schafer

Rosenilda Reif


Suplentes

Jairo da Silva

Joice Mara Prestes de Oliveira

Luis Carlos Amancio

Juciane Barros

Luan Alfonso Kurth

ELEITOS PELO EMPREGADOR


Titulares

Doglas Aurelio de Souza

Alessandra Cristini Meurer dos Santos

Eliana Stahnke

Adriana Elisabeth Lemke Roling

Thiago Fernandes

Edson Momm


Suplentes

Eliane Lemke Strey

Marlon Klug

Ricardo Bonifacio Marcelino

Rubiana Marian

Jalan Valente



Esperamos que seja um ano de muito trabalho e sucesso para a comissão da CIPA 2017. E você colaborador, fique atento às próximas edições do Metalboletim para obter mais informações sobre as ações em relação à segurança realizadas na Metalbo.

Fique Atento

Fique atento á alguns avisos, referente a eventos e oportunidades em nossa empresa.

Ligue para nós

(47) 3544-8400


Email

contato@metalbo.com.br


Endereço

Rod. SC-112, Trevo Rod. BR-470
Trombudo Central - SC, 89176-000

Atendimento

Segunda á Sexta: 7:40 as 17:30


Fique conectado

Para você cliente, fornecedor, colaborador e para você amigo, fique ligado em todas nossas notícias, e fique atualizado nas novidades de nossa empresa.